A fotógrafa Lara Jacinto foi a vencedora da edição deste ano do prémio Novo Talento FNAC Fotografia com a série de fotografias “Arrefeceu a cor dos teus cabelos”, um trabalho sobre “a passagem do tempo na forma como vemos os outros e cada um se vê a si próprio”, anunciou a organização nesta quarta-feira.O portefólio de Lara Jacinto, licenciada em Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior e com o curso profissional do Instituto Português de Fotografia, destacou-se entre os mais de 250 apresentados a concurso. Lara Jacinto nasceu em Leiria em 1982 e trabalha com fotografia há dois anos.

Para o Novo Talento FNAC Fotografia 2011, Lara Jacinto apresentou uma série de fotografias que reflectem sobre a percepção da passagem do tempo, “a influência que o tempo que decorre tem no nosso olhar e na percepção que fazemos daquilo que nos rodeia”, lê-se na apresentação do trabalho, que incide sobre duas pessoas, um casal que desperta para a consciência de que tudo mudou.

“A volatilidade do mundo sempre me atraiu, numa mistura de entusiasmo e melancolia. Entusiasmo pela beleza que existe no facto de as coisas orgânicas não permanecerem iguais. Melancolia ao observar vulnerabilidade do homem à passagem do tempo” escreveu Laura Jacinto no texto de candidatura, explicando que o trabalho aconteceu a partir da observação que faz dos outros, “noto que há alturas da vida em que o reconhecimento da alteração do estado das coisas acontece de uma forma profunda e assoladora. É isto que me interessou explorar.”

O júri, constituído por Júlio Duarte (fotógrafo), António Pedro Ferreira (fotógrafo), Mário Teixeira da Silva (director do Módulo – Centro Difusor de Arte, em Lisboa) e Sérgio B. Gomes (jornalista do PÚBLICO e autor do blogue Arte Photographica), atribuiu ainda uma menção honrosa a Ana Maria Russo pela série “4/365”, um trabalho sobre a passagem das quatro estações do ano “ao longo de alguns quilómetros que separam pequenas povoações do distrito do Ribatejo e de Lisboa”. “A ideia passou por fazer um levantamento da vida que existe ao longo das bermas de estrada.”

Como prémio Lara Jacinto vai receber uma Canon EOS 7D, assim como uma produção e uma exposição individual, organizada pela FNAC, enquanto Ana Maria Russo receberá um Kit Canon EOS 600D e também irá expor o seu trabalho numa mostra individual.

O Prémio Novo Talento Fnac Fotografia realiza-se desde 2003 e procura “consagrar jovens fotógrafos que apresentem trabalhos inéditos, originais e com uma escrita fotográfica coerente”. Nas edições anteriores os vencedores foram Pedro Guimarães, Francisco Kessler, António Lucas Soares, Virgílio Ferreira, João Margalha, Nelson d’Aires, Inês d’Orey, Hugo Rodrigues Cunha, Miguel Godinho e Frederico Azevedo.

Fonte: Público

“Arrefeceu a cor dos teus cabelos"

“Arrefeceu a cor dos teus cabelos"

“Arrefeceu a cor dos teus cabelos"

“Arrefeceu a cor dos teus cabelos"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

Post Navigation